Quarto de Milha



Boa Noite Pessoal !

Em um dos posts anteriores, disse que a raça Quarto de Milha é a mais utilizada para as provas cronometradas, e a que apresenta melhores resultados. Vamos conhecê-la um pouco.

O Quarto de Milha foi o primeiro cavalo de criação americana, um cruzamento entre garanhões Mustangues e éguas Puro Sangue Inglês.
Seu nome foi originado a partir de corridas de 1/4 de milha de distância, onde a raça se destacava por sua explosão muscular.
A principal característica da raça é sua versatilidade, trabalha bem com gado, seu arranque extraordinário, e sua velocidade incomparável em curtas distâncias.
É um animal de porte médio, sua altura varia de 1,52 a 1,62 m.
Outras características marcantes e importantes ser ressaltadas do cavalo Quarto de Milha, é o seu temperamento super dócil, e a sua inteligência que chega a nos surpreender.

Pelagens:

ALAZÃO - Composta basicamente por pelos alaranjados, podendo variar entre o vermelho e o caramelo, tendo crina e cauda da mesma cor dos pelos do corpo ou com nuances para o amarelo ou caramelo.
Acasalamento entre dois animais com esta pelagem, produzirá somente alazão.

ALAZÃO TOSTADO - Composta de pelos alaranjados com nuances para o bronze. O animal com esta pelagem, guardado em cocheiras, ou seja, sem a exposição direta aos raios solares, poderá adquirir tonalidades próximas ao café ou preto.

BAIO - Pelagem composta de pelos marrons claros, tendo como característica marcante a risca de dorso, crina, cauda e extremidades dos membros pretas.

BAIO AMARÍLIO - Pelagem de cor amarelada, podendo ser desbotada (leitosa) ou dourada. Pode apresentar "patacas" de tonalidades mais escuras ou não. A crina e a cauda são obrigatoriamente mais claras que o restante do corpo

CASTANHO - Pelagem sólida, podendo variar do vermelho ao marrom. Podem apresentar as extremidades dos anteriores e posteriores mais escuras, além de crina e cauda.

LOBUNO - Pelagem acinzentada e homogênea, também conhecida como pelo de rato. Deve apresentar as extremidades pretas.

PRETO - Pelagem sólida, composta unicamente de pelos preto. Quando exposta ao sol, apresenta reflexos azulados e suas extremidades não clareiam ou queimam.

ROSILHO - Pelagem bicolor, composta de pelos entremeados brancos ou cinza e alaranjados . Os animais com essa pelagem nascem com a coloração definitiva. Ela pode variar do rosa ao castanho. No rosa os animais apresentam a cabeça e os membros com cores sólidas. Nos mais escuros o clareamento acontece do meio da linha do costado para baixo. Para obter registro com essa pelagem. um dos pais tem que ser rosilho.

TORDILHO - Pelagem bicolor, composta de pelos brancos e pretos entremeados, podendo os mais escuros variar do preto ao chocolate. animais com esta pelagem, nascem escuros e com o passar da idade clareiam. Para obter registro com essa pelagem. um dos pais tem que ser tordilho.

ZAINO - Pelagem bicolor, composta de pelos pretos e castanhos, normalmente tendo as extremidades ou a região da virilha em tons amarelados. O animal com esta pelagem, guardado em cocheiras, ou seja, sem a exposição direta aos raios solares, poderá adquirir tonalidades próximas ao preto, causando confusão.

Na foto Country Doc Jay (Baio) - Duas vezes Campeão Nacional na modalidade Laço de Bezerro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estação de Monta - Cavalos Quarto de Milha

Panela de Pedra

CMLB - Campeonato Mineiro de Laço de Bezerro