Doma de Equinos
A doma é o primeiro processo pelo qual o cavalo passa para aceitar ser montado pelo homem.
Antes dos dois anos de idade, que é a idade indicada para se iniciar a doma, já começamos com alguns procedimentos para manter uma relação boa com o animal, mostrando para ele que não vamos machucá-lo.
Começamos com o cabresto, a aceitação e o respeito, a higiene normal, escovar os pelos, deixar erguer os membros para rasquear, passar a mão em seu corpo para que perca as cócegas e medo do homem.
Atingido os dois anos é iniciado o condicionamento físico. Em um redondel, com o auxílio de uma longa guia, faça com que o potro trabalhe em círculos amplos, no passo, no trote e no galope. Um som de estalo dos lábios é utilizado para que ele inicie o movimento e aumente a velocidade, e a expressão "oouu" para que ele diminua a velocidade e pare.
Ainda sem montar flexione o animal, encurvando o pescoço de 15 a 20 segundos para cada lado e libere como recompensa.
Apresente as traias ao cavalo, coloque a manta até q ele acostume, em seguida a sela, e depois a embocadura. Quando ele já estiver acostumado faça os exercícios de flexão, e assim que ele souber iniciar e parar o movimento, e virar para os dois lados já podemos iniciar o processo da monta.
O domador se apoia em um estribo para que o animal se acostume com o peso, desce e sobe novamente diversas vezes, quando o cavalo já estiver mais tranquilo podemos sentar na sela e descer e repetir o movimento até que o animal sinta que não há perigo. Quando o potro perceber que não há muita diferença entre obedecer as rédeas com o cavaleiro montado ou no chão, iniciamos os exercícios de flexionamento.
Assim que o cavalo se apresentar calmo e confiante em diversas situações e ambientes, sem sinais de agressão ou medo, o potro passa para a etapa exercícios básicos de rédeas. Um treinamento para preparar o animal quando for receber um treinamento específico de sua modalidade. Os exercícios são círculos, controle de velocidade, troca de mão, esbarros, recuos e spins.
No vídeo o treinador Francisco Donizete, em um potro de 2 anos e meio, com 90 dias de treinamento.
Comentários
Postar um comentário